Cozinha Minimalista

maio 30, 2017


O Minimalismo é uma das tendências do design nos dias de hoje, ou seja, um ambiente clean tendo como base o branco, o mínimo de móveis possíveis e com linhas rectas e modernas. O estilo nasceu nos anos 80, sim é verdade, numa época caracterizada pela cor, o kisch e o exagero das formas, um grupo de designers remou contra a maré e criou um design simples, neutro, funcional e desprovido de excessos. Tendo como fonte de inspiração a cultura milenar japonesa.

Esta cozinha tem influencia minimalista com apontamentos nórdicos e naturais, neste projecto optei por um espaço neutro e calmo, mas acima de tudo funcional,  utilizando um palete de cinzas e brancos. A bancada da cozinha em L, projectei-a de forma a servir de apoio nas tarefas diárias, como lavar a louça, preparação e confecção das refeições, bem como num espaço de refeições, com lugar para 2 pessoas. Utilizei madeira num tom faia para o balcão da bancada e na mesa de refeições um cinza azulado, dando um pormenor de cor ao espaço.

Os armários optei por uma linha branca, com linhas direitas e contemporâneas, apostei na uniformidade sem deixar espaço entre os armários de cima e de baixo, como normalmente, unificando-os e ampliando o espaço de arrumação da cozinha, com a encastração de alguns electrodomésticos. Em toda a cozinha está presente o inox, um pormenor que remete para o lado industrial do espaço, podemos ver o metal nos candeeiros, nos electrodomésticos ou em detalhes nos móveis. 

A boa iluminação da cozinha é um ponto forte do espaço, então consegui tirar ao máximo proveito disso, decidi não colocar persianas e deixar a luz natural entrar e iluminar a divisão. Por esse motivo, optei por colocar uma horta vertical neste projecto, eu sou muito ambiental e quando posso aposto nos elementos naturais. A horta acrescentou um verde ao espaço, contrastando com o cinza das paredes e a madeira do ambiente, sei falar nas verduras frescas e nas ervinhas de chá que o cliente irá usufruir. Para o pavimento apostei em cerâmica e no branco, valorizando o lado práctico desta cozinha.







Gostam do estilo minimalista? 

Paulo Faria

You Might Also Like

0 comentários